Poucos motoristas sabem a diferença entre alinhamento, geometria e balanceamento, mas é essencial conhecer cada um deles para manter a manutenção do seu carro sempre em dia.
Alinhamento, também conhecido como geometria, é a regulagem da direção e da suspensão do veículo para manter as rodas com ajustes conforme o recomendado pelo fabricante do veículo. Isso evita desgastes anormais rápidos, que comprometem a durabilidade dos seus pneus.
O alinhamento deve ser feito em todas as revisões ou pelo menos a cada 10 mil quilômetros; após um impacto forte contra obstáculos na pista; sempre que substituir qualquer elemento da suspensão ou da direção, ou mesmo os pneus; ao notar que o veículo está “puxando” para algum lado, dificultando a trajetória em linha reta.
Balanceamento é o processo de equilibrar o conjunto de pneus e rodas do veículo. Ele é necessário para evitar trepidações no volante e instabilidade na direção, além de suprimir o desgaste irregular dos pneus.
O balanceamento deve ser feito sempre que substituir os pneus ou consertar suas câmaras; quando notar vibrações no volante ou guidão ou a cada 10 mil quilômetros rodados.